Normas e Manuais

A L.Amorim, por ser certificada na ISO 9001:2008 possui uma gama de normas e manuais que norteiam seus funcionários na execução dos processos baseado na estrutura abaixo:

Em nossa análise, percebemos  que não é difundido entre seus funcionários a utilização dos documentos bem como a atualização dos mesmos. Esta prática alem de se tratar de uma não-conformidade pode causar problemas para a empresa manter a certificação já que empresas certificadas passam por processo de auditoria a cada 12 meses. Caso seja detectado um grande numero de não conformidades e ainda mais em items de grande relevância, pode fazer com que ela perca a certificação.

O que podemos sugerir para empresa para que o esforço inicial de criação das normas seja aplicada aos seus funcionários de forma que estes documentos façam parte da rotina de trabalho de cada colaborador e que as rotinas sigam a risca os passos descritos nesses manuais.

Ações sugeridas:

1. Mudança de cultura

Causa: A empresa possui um quadro de funcionários com sua grande maioria de colaboradores com mais de 5 anos de empresa, ou seja, funcionários acostumados às regras (ou até mesmo a falta dela) pré implantação da ISO.

Preposição: Sugerimos a intensificação da importância na utilização dos novos recursos, da atualização da documentação e da utilização dos RQ’s por meio de treinamentos, palestras, incentivos, etc.

2. Criação de novos documentos

Causa: Quando se inicio a criação dos manuais a empresa utilizou-se de líderes de equipe para sai construção, hoje notamos que alguns colaboradores de ‘ponta’ não conhecem ou não reconhecem aqueles procedimentos como os corretos para desempenho das atividades.

Preposição: Buscar alguns formadores de opinião dentro das equipes de trabalho e chamá-los à participar de uma revisão geral dos procedimentos bem como a criação de novos caso isso seja identificado como necessidade.

3. Registros de qualidade

Causa: Alguns RQ’s são de preenchimento complexo dificultando sua utilização por colaboradores com baixo grau de instrução.

Preposição: Identificar qual a maior dificuldade dos funcionários solicitar sugestões e verificar a possibilidade de simplificar o preenchimento dos registros ou fazer com que determinados pontos de preenchimento elaborado sejam preenchidos por líderes.

Uma nova avaliação de utilização dos procedimentos e aplicação de registros deve ser realizada, pelo menos, a cada 6 meses para atualização dos documentos, melhorias em processos, etc.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: